30 dezembro, 2016

SG MAG – UMA REVISTA LITERÁRIA (LUSÓFONA) EDITADA EM PORTUGAL – PARA O ANO 2017



Vai ser lançada, no primeiro trimestre de 2017, a SG MAG, uma revista literária (electrónica) que terá distribuição gratuita, ficando disponível, numa fase inicial, em suporte PDF e na plataforma ISSUU. A primeira edição será dedicada, exclusivamente, a todos os projectos Sui Generis. Projectos já concretizados e obras a serem editadas brevemente...

Esta publicação periódica não pretende fazer qualquer tipo de concorrência às revistas literárias já existentes - como a «Divulga Escritor» e a «Conexão Literatura», que são (e continuarão a ser) nossas parceiras. Como referiu a Shirley Cavalcante​, directora da Divulga Escritor, quantas mais publicações existirem, mais dinâmico se torna o meio literário. A SG MAG será oficialmente o órgão de comunicação das Edições Sui Generis; por conseguinte, irá focar-se, principalmente, nos projectos Sui Generis, nos autores Sui Generis e na divulgação de obras (literárias e não só) de autores que colaboram com os projectos Sui Generis. Haverá espaço para todos... daremos atenção às vossas obras, desde que nos informem sobre as mesmas... e terão sempre prioridade sobre os demais autores.

A nível de entrevistas, por exemplo, teremos entre duas a três (no máximo) em cada edição. Entrevistas personalizadas. Mas os restantes conteúdos serão muito diversificados. Crónicas, artigos de opinião, reportagem, espaço para divulgação de textos literários (contos, poesia, etc), eventos literários / lançamentos, foto-reportagens, livros em foco, etc. Além da literatura, a SG MAG dedicará igualmente espaço a outras artes. Como, por exemplo, portfólios de fotografia, pintura, desenho, ilustração, escultura, etc.

Todos aqueles que desejem colaborar com a SG MAG (uma coluna, um artigo de opinião, uma crónica, um conto, um portfólio...), poderão fazê-lo. Autores que tenham livros publicados podem enviar igualmente informação sobre os mesmos (síntese das obras, ficha técnica, capa, fotos, etc) para o nosso email - só serão consideradas informações recebidas por email.

O logótipo da SG MAG apresentado neste post não é definitivo. Autores com conhecimentos de design podem (se desejarem) apresentar propostas de logótipo para a revista. E qualquer outra informação que considerem pertinente deverá ser transmitida ou apresentada atempadamente, para que se faça um bom planeamento de cada edição. Informações de última hora serão desconsideradas para a edição imediata, salvo situações específicas.

Numa fase inicial, a periodicidade da SG MAG será bimestral (de dois em dois meses)... podendo alguma edição ser lançada antes... uma edição especial, por exemplo, quando tal se justificar. Prevê-se que a primeira edição tenha entre 50 a 60 páginas em formato A4 e aos autores Sui Generis não serão cobrados quaisquer valores pelas suas participações na SG MAG, como sucede habitualmente noutras publicações; cobra-se apenas publicidade.

Enquanto o Nº 1 da SG MAG não for lançado, esta comunicação é feita somente no grupo de autores «Isidro Sousa e Autores» e nos nos blogues «Delírios» e «Sui Generis»; em fase posterior, será feita uma divulgação mais ampla, uma divulgação massiva por todas as redes que estiverem ao nosso alcance.

A SG MAG será dirigida por mim, Isidro Sousa, jornalista desde 1996, com longa experiência nesta área... quer enquanto jornalista, quer como editor e director de revistas e jornais (impressos em papel).

Por enquanto, qualquer informação destinada à SG MAG deve ser enviada para o email da Sui Generis (abaixo indicado), com a indicação «SG MAGAZINE» na linha de assunto. Em fase posterior, será criado um novo email, exclusivo para a revista.


Email: letras.suigeneris@gmail.com



1 comentário:

  1. SG MAG | Magazine Literário

    Página: https://issuu.com/sg.mag

    Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/248257668933329/
    ( ou apenas SG MAGAZINE )

    Email: sg.magazin@gmail.com

    ResponderEliminar