09 agosto, 2015

A BÍBLIA DOS PECADORES - REGULAMENTO



Antologia de textos literários inspirados nas histórias da Bíblia
Organização: Isidro Sousa | Edição: Pastelaria Studios Editora


O projecto «A Bíblia dos Pecadores» visa seleccionar textos inéditos inspirados nas histórias da Bíblia para publicar sob a forma de um livro através da Pastelaria Studios Editora. Do Génesis ao Apocalipse, da tentação de Eva à ressurreição de Cristo, do fraticídio (Abel e Caim) às batalhas sangrentas, da fuga de Jacob à libertação de um povo (Moisés), da mulher de Putifar à prostituta arrependida, da escravização de José à glória de governar, das pragas do Egipto à derrota de Golias, do amor entre Jónatas e David às peripécias de Sansão e Dalila, do prenúncio do Messias às parábolas de Jesus, da evangelização aos diversos martírios, do dilúvio às previsões apocalípticas... e muitos outros acontecimentos... Sara e Abraão, as irmãs Lia e Raquel, Salomé, Josué, Salomão, cânticos e provérbios, Sodoma e Gomorra, as armadilhas do demónio... Lázaro, João Baptista, José e Maria, os reis Magos, a condenação de Cristo, os apóstolos, os patriarcas, as profecias, o domínio do Império Romano na Terra Santa... eis alguns exemplos de personagens e eventos dentre um vastíssimo manancial que inspirará as mais variadas narrativas.

Não queremos reproduzir as histórias da Bíblia. Pretendemos criar uma «Bíblia de Pecadores» com histórias actuais baseadas em episódios (eventos ou personagens) da Bíblia. O organizador, Isidro Sousa, em parceria com a Pastelaria Studios Editora, convida todos os Autores (e Autoras) interessados em participar neste projecto a escreverem uma nova história, uma trama de que gostem, no género literário que desejem, inspirada numa passagem da Bíblia.

Este convite é extensível a todos aqueles e aquelas, miúdos e graúdos (menores de 18 anos de idade carecem de autorização familiar), que escrevem para a gaveta e nunca ousaram publicar… Eis aqui a oportunidade da vossa estreia literária numa grandiosa obra colectiva! Vamos lá publicar…

Por favor, leiam atentamente o Regulamento e não hesitem em contactar o Organizador para dissipar qualquer dívida. E então, vamos lá?


REGULAMENTO

1. A colectânea «A Bíblia dos Pecadores» será organizada por Isidro Sousa, em parceria com o Grupo Múltiplas Histórias, e publicada pela Pastelaria Studios Editora. Os textos que irá seleccionar devem ser inéditos e enquadrar-se no tema proposto pelo Organizador. Só se aceitam textos que obedeçam às normas deste Regulamento.

2.   A antologia visa reunir textos escritos na Língua Portuguesa, em Prosa (sob a forma de conto), de Autores Lusófonos, independentemente das suas crenças, raças, orientações sexuais e identidade de género. A utilização do Acordo Ortográfico é facultativa. Aceitam-se dramas, comédias, peças de teatro, biografias históricas, prosas poéticas. Excluem-se versos e poemas tradicionais e textos que promovam qualquer tipo de preconceito (racismo, homofobia, pedofilia, etc).

3.   Cada Autor pode apresentar 1 (um) texto em Prosa, digitado no Word, em Times New Roman, letra com tamanho 12, limite de 7 (sete) páginas A4. Não se aceitam outros formatos de apresentação, só o formato Word.

4.   Cada participante escolhe uma história, um acontecimento ou (se preferir) somente uma citação da Bíblia e (inspirando-se nela) cria a sua própria narrativa – uma história de vida actual que se pode ambientar em qualquer época (actual, passada ou futura). Pode escrever um drama, uma comédia, uma sátira, uma aventura romântica, uma fábula, uma história infantil ou juvenil, um conto policial, um texto de ficção científica, de terror ou relacionado com o ocultismo, espiritismo ou fenómenos sobrenaturais. Pode conter erotismo, desde que devidamente enquadrado no enredo. O Autor escolhe o que deseja escrever!

5.   Os textos devem ter títulos diferentes do nome da antologia e conter uma citação da Bíblia logo após o título e o nome do autor (obrigatório!) e ser enviados para o email xy.910850210@gmail.com, com a referência «A Bíblia dos Pecadores» na linha de assunto, até ao dia 5 de Outubro de 2015. Cada Autor pode assinar o texto com o seu Nome ou um Pseudónimo e deve enviar, em anexo, uma nota biográfica (10 linhas no máximo), endereço de email e contacto telefónico.

6.   A selecção (e revisão) dos textos enviados será efectuada pelo Organizador e o resultado da selecção será divulgado num prazo máximo de duas semanas, após a data limite para recepção dos trabalhos. Todos os passos efectuados na produção desta obra colectiva (ou eventuais alterações ao Regulamento) serão sempre comunicados aos autores intervenientes.

7.   Não existe pagamento de inscrição. Os Autores seleccionados devem adquirir 2 (dois) exemplares da obra finalizada e o pagamento será efectuado, por depósito ou transferência bancária, num prazo máximo de duas semanas após a divulgação dos textos seleccionados (indicaremos os dados necessários, por email, a cada um). A não liquidação dos dois livros no prazo estipulado significa incumprimento do Autor e implica a exclusão imediata do texto participante, salvo situações excepcionais devidamente e previamente justificadas, quer à Editora, quer ao Organizador.

8.   Os exemplares adquiridos serão entregues aos Autores durante a sessão de apresentação e enviados por CTT, após essa data, a quem não estiver presente no lançamento – aos envios para fora de Portugal acrescem as despesas dos Correios. Os Autores podem adquirir todos os exemplares que pretenderem, sempre com o desconto de 15% sobre o PVP (preço de venda ao público). O PVP da obra será definido pela Pastelaria Studios Editora, tendo em conta o número de páginas da obra editada.

9.   O envio de um texto para o email xy.910850210@gmail.com implica (automaticamente) a aceitação de todas as normas deste Regulamento e a autorização dos direitos de publicação na antologia «A Bíblia dos Pecadores», sem qualquer outra contrapartida além do desconto de 15% em todos os exemplares adquiridos pelos Autores deste trabalho colectivo. Essa cedência de publicação será confirmada com o Depósito ou Transferência Bancária, do valor correspondente à compra dos dois livros, para o NIB que será posteriormente indicado – não havendo, desse modo, necessidade de preencher qualquer Declaração. A Editora e o Organizador não reservam a exclusividade ou os direitos dos trabalhos editados. Cada Autor pode utilizar o seu texto noutras publicações que julgue pertinentes.

10.   Os Autores (potenciais participantes) devem aderir ao Grupo criado no Facebook com o mesmo nome – A Bíblia dos Pecadores – através do qual o Organizador se manterá em contacto permanente com todos os participantes. Para esclarecer quaisquer dúvidas ou obter informações adicionais, devem contactar através do email ou do blogue do Organizador.


Desde já, estão todos convidados a participar.
Esperamos os vossos textos, as vossas histórias...
Sejam bem-vindos. E bom trabalho!



A BÍBLIA DOS PECADORES
Organização: Isidro Sousa
Edição: Pastelaria Studios Editora
(uma editora do grupo Múltiplas Histórias)

Email – xy.910850210@gmail.com
Facebook – A Bíblia dos Pecadores (grupo)
Facebook Antologias Sui Generis (grupo)


SOBRE O ORGANIZADOR…
Isidro Sousa editou a revista Korpus durante 12 anos (1996/2008), da qual foi o principal redactor. Dirigiu o jornal Púbico (2008/2012), produziu guias turísticos, colaborou com outras publicações periódicas e coordenou a «1ª Antologia de Literatura Homoerótica Portuguesa» (2001). Tem várias participações (prosa e poesia) em duas dezenas de antologias e colectâneas de diversas editoras, em Portugal e no Brasil, e publicará brevemente o seu primeiro romance. Foi recentemente distinguido com o 2º Prémio Literário no concurso «Quando o Amor é Cego» da Papel D’Arroz Editora. «A Bíblia dos Pecadores» é o seu mais recente desafio, sendo a segunda antologia literária que organiza.

18 comentários:

  1. Uma colectânea que parece vir a ser bem interessante e desafiante!
    Não sei se irei tentar, mas de certeza que vou querer ler os textos que venham a ser seleccionados e o(s) do autor do Blogue.
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Gábi. Que desânimo é esse? Claro que vai tentar! Temos dois meses pela frente... Garanto: não se perdoará se não participar!

      Eliminar
  2. Parabéns pela iniciativa. Toda criação, original e diferenciada, causa uma reação. Gosto disso! Creio que estamos necessitando de um ACORDA e talvez o caminho seja o da Escrita. O título choca pois as pessoas têm medo de títulos... Uma criatura desprezível e desprovida de sentimentos positivos, tendo um título pomposo, assusta e acredita que esse susto é respeito. Pessoas têm pavor de títulos. E têm pavor de seus próprios pecados porque acreditam que estão distantes deles quando dão uma passadinha na igreja ou fazem um favor a alguém. A sua idéia é muito interessante. Lerei todo o conteúdo e te direi se pretendo participar. Não faço por fazer. Não faço pelo prêmio. Faço se me apaixonar. Deixe-me ler... E muitíssimo obrigada pelo convite. Afinal, isso foi um grande elogio pois você demonstrou que gosta do que escrevo e colocou-me ao lado dos grandes Escritores de Portugal. Grata. Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sua participação será muito bem-vinda, Maria Goretti. Talvez não para este projecto, que já terminou. Mas para outros. Se este tema lhe despertou interesse, fique atenta. A «Bíblia» não esgota aqui...

      Eliminar
  3. Um excelente protejo... desejamos-lhe o maior sucesso nessa demanda... Nós não será fácil... prosa não é muito o meu género... mas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teremos uma nova versão - ou um segundo volume - dedicado aos amantes da poesia. Muito em breve...

      Eliminar
  4. Gostava de participarar!
    Será que ainda dá tempo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente que sim. Verifique o Ponto 5 do Regulamento:
      «Os textos devem ter títulos diferentes do nome da antologia e conter uma citação da Bíblia logo após o título e o nome do autor (obrigatório!) e ser enviados para o email xy.910850210@gmail.com, com a referência «A Bíblia dos Pecadores» na linha de assunto, até ao dia 5 de Outubro de 2015.»

      Eliminar
  5. Qual o preço do exemplar? Meu e-mail: ferretti.ivan@bol.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A informação encontra-se no Ponto 8 do Regulamento:
      «(...) O PVP da obra será definido pela Pastelaria Studios Editora, tendo em conta o número de páginas da obra editada.»
      Somente após o resultado da selecção dos textos apresentados se poderá apurar o número de páginas da obra a ser editada e definir o respectivo preço; logo depois, os autores participantes serão informados por email.

      Eliminar
  6. Boa Noite
    Parabéns, adorei a ideia, gostava de participar mas falta-me tempo.
    Considero este tema apaixonante e como gosto de me colocar á prova pode ser que anda consiga participar, eu sou das que escreve para as gavetas, só tive um conto publicado na colectânea - Um livro num dia, com o conto " O nascer do Sol ".
    Mesmo que não participe vou ler de certeza, bem haja pela iniciativa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Carla. Faltam ainda duas semanas, há tempo para participar. Até 5 de Outubro! Certamente, conseguirá escrever a sua história. Eu participei também em «Um Livro Num Dia» com «O Sorriso de Adriano», que se encontra publicado neste blogue. Agradar-me-ia vê-la (também) como autora de um texto nesta «Bíblia». Se porventura não conseguir, já tenho outra antologia em curso - «Boas Festas» - dedicada à quadra natalícia e com um prazo mais alargado: 31 de Outubro. O regulamento, por enquanto, está a ser facultado somente por email (se quiser indicar o seu, envio-o), mas brevemente ficará disponível neste blogue. Mantenha-se atenta e veja se deixa de escrever para as gavetas. Elas não levam a lugar algum. A mim, só atrofiam... Vá dando sinal de si, ok?

      Eliminar
    2. Boa tarde,Isidro. Obrigada pelas palavras, vou tentar participar neste desafio, mas se não conseguir vou tentar participar no de Boas Festas, que já tinha visto no Facebook e do qual já pedi o regulamento. Já agora, aproveito para lhe dizer que gostei muito do seu conto, adorei mesmo. A mim neste momento falta-me tempo, pois com o trabalho e dois filhos pequenos.... mas preciso ter os meus momentos de escrita em que mergulho noutros universos e estou a tentar deixar de escrever para as gavetas.Muito obrigada pelas palavras de incentivo.

      Eliminar
    3. Sinta-se à vontade, Carla. Compreendo que cuidar de duas crianças não seja tarefa fácil, e a escrita requer momentos de grande concentração. Mas quando há força de vontade, tudo se consegue. Ainda bem que gostou de «O Sorriso de Adriano». Devo dizer que essa (pequena) história foi desenvolvida, não podia ficar por ali... em apenas duas páginas. O texto final chama-se «O Susto de Matilde» e vai ocupar cerca de 17 ou 18 páginas (segundo a editora) na colectânea «Crime Sem Castigo», que a Pastelaria Studios publicará brevemente. Mantenha-se atenta!

      Eliminar
  7. Boa tarde Isidro Sousa

    Só agora tomei conhecimento deste interessante evento através de alguém que se tornou meu amigo do Facebook. Tenho muita pena de não ter tido conhecimento mais sedo, porque, como sabe, para este tema específico teria de de ler algumas partes da Bíblia (embora conheça partes bíblicas) e só depois executar um texto. O tema é mesmo aliciante. Paciência. No entanto gostaria de ser informada quando voltar a organizar outros trabalhos deste género. (O valor a pagar também importa). Informo que já entrei em várias antologias na sua maioria de poesia, no entanto também escrevo prosa. Boa sorte para esta iniciativa.

    Cumprimentos

    Liliana Josué

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Liliana Josué, no momento em que lhe respondo, o projecto já terminou. Inclusive, já foram divulgados os textos seleccionados. No entanto, deixe-me dizer: esta antologia terá continuidade. Lá para Janeiro de 2016, teremos novidades. Se realmente lhe interessa, fique atenta!

      Eliminar