30 maio, 2017

SALOIOS & CAIPIRAS - PREFÁCIO



  

PREFÁCIO



«Como o campo é grande e o amor pequeno!»
(Alberto Caeiro)


O sonho desse projecto começou nessa simples e profunda frase do heterónimo mais descomplicado e campesino de Fernando Pessoa, que afirmava: «Pensar é estar doente dos olhos.»
Saloios & Caipiras é uma antologia de textos inéditos de grandes autores seleccionados pelo Organizador Isidro Sousa e pela Coordenadora Marcella Reis subordinados ao tema da Vida Rural e Campesina nos dois lados do Atlântico: Brasil e Portugal. É “tale e quale” como o título da mesma sugere: uma Antologia Luso-Brasileira de Contos, Lendas, Causos e Poesias (integrada na Colecção Sui Generis, fundada e dirigida por Isidro Sousa e editada com a chancela da EuEdito).
A vida rural é sinónimo de prazer, simplicidade, alegria, fartura e, paradoxalmente, de muita luta, tristeza, complexidade, pobreza e “fartura” do verbo faltar (termo bastante utilizado pelas pessoas interioranas no Brasil ao trocar o “L” pelo “R”, como calça = carça, valsa = varsa, “faltura” = fartura). Por causa dessa linguagem incomum, popular e informal, falada por Saloios e Caipiras, com imensas palavras desconhecidas e até inventadas, é que há um Glossário no apêndice dessa ilustre Antologia.
Ah! O campo...
O campo e o interior já inspiraram poetas portugueses como Cesário Verde, que versava o contraste entre o campo e a cidade, Alberto Caeiro já acima referido, o mais simples heterónimo de Pessoa e mestre de todos os outros heterónimos, a poetisa e prosista brasileira Cora Coralina, que cantava em versos e contava em causos estórias de seu Goiás Velho querido e a vida simples do caipira no meio de suas panelas de doces e mãos temperadas de pimentas novas, frescas e cheirosas, e de seu velho “Goyáz”.
Toda esta vida interiorana, sertaneja e rural, foi também retratada em obras renomadas como Grande Sertão Veredas (Guimarães Rosa), Rosinha Minha Canoa, Chuva Crioula e Meu Pé de Laranja Lima (Zé Mauro de Vasconcelos) e em tantas outras obras portuguesas e brasileiras!
E...
Foi mesmo por isso que nós desafiámos, afiámos e desafiámos todos os Autores Brasileiros e Portugueses, interessados em participar neste projecto, a criarem Poesia ou um texto sob a forma de Conto e o resultado para essa temática, SALOIOS & CAIPIRAS, teve uma palavra como protagonista: EMOÇÃO em letras garrafais. Foi essa emoção grande, como que vista pelo fundo duma garrafa, que eu senti ao ler cada texto e poesia dos autores seleccionados.
Aqui estão plantadas nesse livro que é terra fértil: momentos de comédia, pequenas histórias com grandes romances e laços de amizade que nos fazem render o joelho ao chão e agradecer pelos animais e pela Mãe-Natureza, mininovelas, lendas, dramas familiares e de vínculos muito profundos, intrigas, preces, cânticos em forma de pura homenagem. Homenagem esta onde nomes de artistas e autores estão presentes através do seu trabalho feito de coração, para representar e enaltecer o campo, os seus habitantes e visitantes.
Saloios & Caipiras é uma Antologia gostosa de ler como o biscoito feito pelas mãos enrugadas de uma pessoa que sabe o que vem do escuro da terra. Cada texto e poesia tem o sabor do biscoito das prateleiras dos velhos armários das grandes quintas e fazendas... Tem o sabor das risadas dadas nas rodas em volta do fogão de lenha ou da fogueira. Tem o gosto rude da enxada e da foice e o doce do suor lavado quando se acaba a lida do trabalho do peão... Dos trabalhadores campesinos!
Esse livro tem o cheiro das pedras dos rios que correm em cima delas, do sol quarando a roupa, das bananas bravas, das mandiocas sendo paridas da terra, dos amores nos milharais, das pamonhas, das papas de milho, dos pequis, jabuticabas, uvas do Douro, do Minho.
Ahhh!
Saboreiem, pois, cada gota das palavras que aqui se fazem presentes. Elas cheiram à moça com vestido de chita e trança Maria Chiquinha, elas cheiram ao luar estrelado do interior, cheiram a criança pequena, “bacuri”... Esse livro cheira-nos a terra molhada!
Pois que: «O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes.» (Cora Coralina)
Ou... «Coração é terra que ninguém vê», como dizia a poeta Cora Coralina.
Posso dizer-vos com alegria de que todos nós escavamos essa terra e, através da semente das palavras plantadas, fizemos brotar o nosso coração do solo e que ele seja sempre... transparente como a água que rega a vida na sua simplicidade!
Todos os Autores Luso-Brasileiros (e de outros Países Lusófonos) foram aqui muito bem acolhidos e colhidos no cesto da admiração, do reconhecimento e o resultado é este: de abundância!
De facto vocês nos surpreenderam e sempre que eu sentir saudades do campo voltarei a tirar umas férias nele.

Marcella Reis






Sessão de apresentação de «Saloios & Caipiras»
Domingo, 4 de Junho | 15h00 | Associação Cultural Casa Bô
Rua do Bonfim, Nº 356, no Porto
(próximo do Metro Campo 24 de Agosto)

Campanha Especial Lançamento: 15,00 euros
Pedidos e reservas pelo email: letras.suigeneris@gmail.com


Sem comentários:

Enviar um comentário