«Angustiado estou por ti, ó Jónatas, meu irmão. Eras-me caríssimo.
E o teu amor era para mim dulcíssimo, mais do que o amor das mulheres.»
Elegia do Rei David para Jónatas
Participo (também) como Autor em «A Bíblia dos Pecadores», a segunda Antologia que organizo e coordeno cuja publicação, prevista para o mês de Dezembro, contará com a chancela da Pastelaria Studios Editora. Inspirei-me nesta passagem da Bíblia (a angústia que a morte de Jónatas provocou a David) para criar a minha própria narrativa. Uma história de vida actual ambientada no final do século XX que fala de amor e morte... «A Morte de Reinaldo». A dor da perda. A saudade. A angústia. O desespero. A nostalgia. O sofrimento. Porque nem tudo na vida são rosas. Os espinhos também existem...
olá Isidro Sousa, um prazer tê-lo como amigo aqui em meu face, parece-me bem interessante A Bíblia dos Pecadores, espero ter o prazer em participar da seleção no volume 2 desta obra, rs. Quando será publicado?
ResponderEliminarBom dia, Marta Hiratsuka. Sim, «A Bíblia dos Pecadores» terá continuidade, mas só para o próximo ano, lá para Janeiro ou Fevereiro. Primeiro, há que concluir todas as tarefas respeitantes ao volume inaugural desta Grande Bíblia, que culminarão com o seu lançamento, previsto para Dezembro. Além disso, tenho outros projectos a desenvolver - presentemente, está em curso a antologia «Boas Festas», dedicada à quadra natalícia, e brevemente organizarei um Concurso Literário, subordinado a outro tema. Quando se aproximar a hora de avançar com a «Bíblia II», darei notícias através das redes sociais, do meu blogue e da newsletter Sui Generis. Mantenha-se atenta!
EliminarSe ainda não subscreveu a Sui Generis, saiba que é gratuita e enviada mensalmente a quem a solicitar. Se desejar recebê-la, envie um email para letras.suigeneris@gmail.com, para que a possa enviar. Esta informação é extensível a todos os Autores e Leitores que ainda não recebem a newsletter Sui Generis.
EliminarParabéns pela seleção dos textos.
ResponderEliminarObrigado, James Pacheco.
EliminarParticipo como Autor na Antologia «A Bíblia dos Pecadores», honrado por estar ao lado de autores de primeira grandeza como Isidro Sousa (organizador e coordenador da antologia), Tânia Tonelli, Maria Helena Guedes, etc. Inspirei-me na passagem da Bíblia (Jesus adolescente a debater como os doutores da lei no Templo, enquanto seus pais o procuravam, por três dias e noites) para criar a minha própria narrativa. Uma história de vida actual, ambientada no século XXI, que fala de adolescência. "Dezessete": travessuras de adolescentes. Amizades. Sustos. Nem tudo na vida são rosas, há espinhos.
ResponderEliminar"Ao vê-lo, ficaram surpresos, e sua mãe lhe disse: 'Meu filho, por que agiste assim para conosco? Olha que teu pai e eu, aflitos, te procurávamos'. Ele respondeu: 'Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai?"— Evangelho segundo Lucas, II, 48-49.
É claro que neste momento Maria estava olhando para Ele com olhos apenas naturais, porque ela continuou chamando o Seu padrasto José de "Teu Pai". E Jesus adolescente responde em público ter outro pai, o nosso Deus.
A XV GERAÇÃO é o texto com que marco a minha participação nesta antologia de textos literários inspirados na Bíblia e é a minha estreia absoluta a editar textos em prosa.
ResponderEliminarParabéns aos 46 Autores envolvidos, a Isidro Sousa, coordenador do projeto, e ao grupo Múltiplas Histórias...
A minha história anda em torno de Emanuele, um menino endiabrado que fugiu à sua mãe e que mais tarde descobre que assistiu ao que nunca deveria ter visto.
..."Finalmente o cordeiro é imolado com um cruzamento de pés, depois é cravado para depois ser içado. A cada golpe do pregar dos três cravos os pecados da humanidade cravam-se-lhe no corpo e na alma, os dele os dos outros, os que cometeu os que não cometeu, os que hão-de vir e os que já esqueceu..."
“Mulheres de Jerusalém, não choreis por mim
Chorai antes por vós mesmas
e por vossos filhos”
Jorge Manuel Ramos
In - A XV GERAÇÃO
Este texto foi substituído por outro, inspirado numa passagem do Deuteronómio. Que fala também de dor e sofrimento, principalmente das angústias após uma dolorosa traição e as consequências dessa traição que podem chegar ao crime e à loucura. Chama-se «A Angústia de Manuela».
ResponderEliminar