01 dezembro, 2016

CRIMES SEM ROSTO - REGULAMENTO


CRIMES SEM ROSTO
 Antologia de Contos Policiais
Organização: Isidro Sousa
Colecção Sui Generis



«Crimes Sem Rosto» é um projecto literário que visa seleccionar textos inéditos subordinados ao mundo do crime para publicá-los sob a forma de um livro... uma Antologia de Contos Policiais integrada na Colecção Sui Generis, dirigida por Isidro Sousa, a ser editada com a chancela EuEdito.

A literatura policial é considerada uma forma de ficção na qual um mistério (muitas vezes um assassínio) é reconstituído e resolvido, geralmente, por um detective, seja profissional ou amador. A estrutura narrativa do romance policial, por exemplo, caracteriza-se pela presença do crime, da investigação e da revelação do malfeitor, cujo foco remete para o processo de elucidação do mistério, sendo a sua essência a busca pela identidade desconhecida, através dos indícios, demonstrando que não pode haver crime perfeito. A principal função ideológica na literatura policial é a demonstração da estranheza do crime, já que o criminoso é apresentado, normalmente, como um ser estranho à razão natural da ordem social.

O universo da literatura policial é caracterizado por vários elementos, como medo, mistério, investigação, curiosidade, espanto e inquietação, doseados de acordo com os autores e as épocas. A solução do mistério deve estar evidente desde o início, para que uma releitura da obra possa mostrar ao leitor o quanto ele foi desatento; as pistas devem estar todas presentes no texto, de forma a surpreender o leitor no momento da revelação da identidade secreta do criminoso.

Existem vários estilos de narrativas policiais: aquele em que há vários suspeitos para um crime (seja roubo, assassinato ou sequestro) e a identidade do culpado só é revelada no fim; o noir, onde os personagens são mais humanizados e os detectives costumam beber, brigar, envolver-se em romances e sexo; o thriller jurídico, protagonizado por advogados, promotores, policiais, entre outros envolvidos não só em investigar, como também em provar a inocência ou a culpa de algum personagem que contrata os seus serviços (normalmente, a solução do mistério só é revelada perante o juiz); o thriller médico, protagonizado por médicos, que usam os seus conhecimentos para combater doenças e epidemias, erros médicos, etc., além de descobrirem circunstâncias e causas de morte através de análises médicas.

Ao assumirmos a designação de narrativa policial, pretendemos privilegiar a organização discursiva da ordem do narrar, sem apagar a diferenciação dos dois géneros textuais mais comuns: o romance policial e o conto policial. Embora haja diferenças entre estes dois géneros, motivadas pelas distintas dimensões e profundidade do universo diegético representado, as semelhanças que lhes assistem (de ordem temática e estrutural) permitem a sua associação. O romance policial é descrito como um subgénero em que se acentua o papel da intriga, tensamente articulada e eventualmente testemunhada pelo ponto de vista de um sujeito que segue e decifra indícios que explicam o desenlace, ocorrendo, noutros casos, que os pontos de vista se multiplicam pelo número de implicados numa intriga que, gradualmente, se vai completando a partir do testemunho desses implicados. Por sua vez, a acção do conto de temática policial, por ser um texto mais breve, foca-se na concentração e na linearidade dos eventos, na sua capacidade de seduzir o receptor baseada na existência de uma intriga em que há um mistério a resolver.

São justamente narrativas policiais sob a forma de conto, novas tramas fascinantes envolvendo estes seres, sejam benéficos ou maléficos, que se pretendem seleccionar para esta Antologia de Contos Policiais. Convidamos os Autores interessados em participar neste projecto a redigirem um texto subordinado ao tema proposto, com a presença de um mistério, um crime sem rosto, independentemente do modo como esse mistério será resolvido, desde que o resultado final se traduza num conto literário que privilegie a ambiência criminal/policial.

O organizador/coordenador convida os Autores Lusófonos que se interessam por este tema fascinante a submeterem os seus textos ao processo de selecção para esta nova Antologia Sui Generis. Todos os Autores são bem-vindos, incluindo aqueles que escrevem para a gaveta e nunca ousaram publicar... Eis a oportunidade da vossa estreia literária numa grandiosa obra colectiva!!!...

Participem!... Surpreendam-nos!

Leiam o Regulamento e não hesitem em contactar o Coordenador para dissipar qualquer dúvida que porventura possa existir. E bom trabalho!






REGULAMENTO | CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

1.    «Crimes Sem Rosto» é um projecto literário integrado na Colecção Sui Generis, organizado e coordenado por Isidro Sousa, que visa seleccionar textos inéditos, escritos na Língua Portuguesa, de Autores Lusófonos que residam em qualquer parte do Mundo, independentemente das suas raças, crenças, orientações sexuais e identidades de género, para serem publicados num livro. Só se aceitam participações que obedeçam a este Regulamento. A utilização do Acordo Ortográfico é facultativa.

2.    Cada Autor pode apresentar 1 (um) texto em Prosa, sob a forma de Conto, com o mínimo de 1 (uma) e o máximo de 6 (seis) páginas A4. Os textos (revisados pelos Autores) devem ser digitados no Word, Times New Roman, letra tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e parágrafos. Rejeitam-se formatos de apresentação que sejam diferentes do Word.

3.    Os Contos a serem apresentados devem obedecer à temática Criminal/Policial e conter, como ingredientes preferenciais, qualquer item sugerido no texto introdutório deste Regulamento, ficando o desenvolvimento dos mesmos (drama, comédia, aventura, terror, etc) ao critério dos Autores.

4.    Os textos devem ter títulos próprios (diferentes do nome da Antologia) e ser enviados para o email letras.suigeneris@gmail.com, com a referência «CRIMES SEM ROSTO» na linha de assunto, até ao dia 1 de Março de 2017. Os Autores podem assinar os textos com Nome ou Pseudónimo – devem expressar claramente, logo após o título, qual deles e como assinará. Além disso, devem declarar no corpo do email que aceitam as condições do Regulamento (caso contrário, as participações serão desconsideradas) e enviar uma nota biográfica, até 10 linhas, para nosso conhecimento, uma fotografia para fins promocionais, endereço de email e contacto telefónico. O Organizador reformulará as notas biográficas (para um apêndice no qual constarão os Autores por ordem alfabética) e ignorará qualquer informação de carácter pessoal que as mesmas possam conter (dados pessoais, nomes de familiares, etc); privilegiar-se-á somente, para efeitos de publicação, descrições, gostos ou hobbies do Autor, ano e local de nascimento, localidade onde reside e respectiva obra (participações em projectos colectivos, livros individuais, distinções, trabalhos jornalísticos, etc).

5.    A selecção dos Contos Policiais será efectuada pelo Organizador e o resultado da selecção será divulgado num prazo máximo de trinta dias, após a data limite para recepção dos trabalhos. Todos os passos efectuados na produção desta obra colectiva (ou eventuais alterações ao Regulamento) serão sempre comunicados aos Autores intervenientes.
 
6.    Não existe taxa de inscrição. Porém, os Autores seleccionados que cumpram o Ponto 2 deste Regulamento devem adquirir 2 (dois) exemplares da obra finalizada à Sui Generis e expressar claramente esta intenção no corpo do email – caso contrário, desconsiderar-se-á a submissão do texto.

7.    O PVP (preço de venda ao público) da Antologia será definido após a selecção de textos e paginação do livro, tendo em conta o número de páginas da obra a ser editada. Autores participantes podem adquirir quantos exemplares pretenderem, sempre com desconto de 10% sobre o PVP (podendo variar entre 14 e 16 euros cada exemplar), desde que os mesmos sejam adquiridos directamente à Sui Generis.

8.    O pagamento dos livros será efectuado, por Transferência Bancária (Paypal ou Vale Postal Internacional – vulgo Boleto – no caso de Autores que residam fora de Portugal), num prazo máximo de 2 semanas após a divulgação dos textos seleccionados (indicaremos os dados necessários, por email, a cada um) e os Autores devem enviar à Coordenação um comprovativo de pagamento para que o mesmo seja validado. Os exemplares adquiridos serão entregues durante a sessão de lançamento da obra finalizada e enviados por CTT, após essa data, num prazo de trinta dias (podendo ser enviados antes), a quem não estiver presente no evento – aos envios por correio acrescem as despesas dos Correios.

9.    A não liquidação dos respectivos exemplares no prazo estipulado significa incumprimento do Autor e implica a exclusão imediata do seu texto, salvo situações excepcionais previamente justificadas. Se não for possível excluir essas participações (por razões de paginação do livro em estado avançado ou já em fase de pré-impressão), o Autor incumpridor fica inibido de participar em quaisquer outros projectos Sui Generis até que regularize a situação.

10. O envio de um texto para o email indicado no Ponto 4 implica (automaticamente) a aceitação de todas as normas deste Regulamento e a autorização dos direitos de publicação na antologia «Crimes Sem Rosto», sem qualquer outra contrapartida além do desconto de 10% nos exemplares adquiridos pelos Autores desta obra colectiva. A cedência de publicação será confirmada com a Transacção Bancária, do valor correspondente à aquisição dos livros, para o IBAN que será posteriormente facultado (ou para a conta Paypal) – não havendo, desse modo, necessidade de preencher qualquer documento formal, excepto a declaração no email (referida no Ponto 4) atestando que aceitam as condições do Regulamento.

11. «Crimes Sem Rosto» é uma Antologia Sui Generis, integrada na Colecção Sui Generis, que será publicada com a chancela da EuEdito. As Edições Sui Generis e a Editora EuEdito não reservam a exclusividade ou os direitos dos trabalhos editados. Após o lançamento do livro, cada Autor pode utilizar livremente os seus textos noutras publicações que considere pertinentes.

12. Se porventura se verificar algum tipo de infracção na originalidade, autenticidade e autoria de um texto apresentado, será da exclusiva responsabilidade do respectivo Autor, ficando o Organizador e a Editora isentos de qualquer responsabilidade legal sobre a infracção cometida – nesse caso, o Autor em questão responderá perante a Lei por plágio, cópia indevida ou outro crime relacionado com direitos de autor.

13. Recomenda-se que os Autores adiram ao grupo «Antologias SG» no Facebook, através do qual o Organizador se manterá em contacto permanente com todos os participantes. Os Autores podem também seguir o Blogue e a Página abaixo indicada. Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, devem contactar por email.



Desde já, estão convidados a participar
nesta Antologia de Contos Policiais.

Esperamos as vossas tramas… os vossos crimes misteriosos.
Surpreendam-nos! Sejam bem-vindos... e bom trabalho!



***


CRIMES SEM ROSTO
Uma antologia Sui Generis com a chancela EuEdito
Colecção Sui Generis | Organização e Coordenação: Isidro Sousa

Email – letras.suigeneris@gmail.com
Edições Sui Generis http://letras-suigeneris.blogspot.pt


Para mais informações sobre as Edições Sui Generis, quer para adquirir livros como para submeter participações, contacte através do email letras.suigeneris@gmail.com




Sem comentários:

Enviar um comentário