04 setembro, 2016

A MINHA PARTICIPAÇÃO NA ANTOLOGIA «PETS COMPANHIA» DA EDITORA ILLUMINARE, NO BRASIL



PETS COMPANHIA
Editora Illuminare


É com imenso prazer que vejo (pela segunda vez) o meu nome seleccionado para participar noutro projecto da Editora Illuminare, no Brasil. Desta vez, na antologia «Pets Companhia», dedicada aos animais e organizada pelo meu amigo António Guedes Alcoforado. Recordo que «Clímax» foi a primeira Antologia Illuminare (de contos eróticos) na qual participei, na Primavera de 2015, com o texto «O Feitiço de Júlio», organizada pela Rô Mierling. Gostei muito, não só do projecto em si, mas também da qualidade, rigor e profissionalismo da Rô Mierling em particular e de toda a equipa da Illuminare em geral, uma editora que recomendo vivamente a todos os autores que residam no Brasil.

Senti vontade de participar noutros projectos desta editora. Os temas são muito interessantes, e variados. Porém, desde que, em Agosto do ano passado, comecei – também eu – a organizar obras colectivas, deixei de ter disponibilidade para escrever. Organizar, coordenar e editar não é pêra doce... suga-me o tempo todo. Não obstante, faço questão de ter sempre presente um texto de minha autoria em cada uma das antologias que, eu mesmo, organizo, com o selo Sui Generis. Reservo-me esse pequeno prazer...

Ainda assim, procuro participar (pontualmente) nalgum outro projecto que considere pertinente. Fi-lo em finais de 2015, e vi o meu nome seleccionado para integrar a antologia «Obsessões» da Lua de Marfim – mas, posteriormente, a minha participação foi desconsiderada devido ao teor do texto; abordava um certo erotismo (bastante forte, reconheço) numa perspectiva homossexual. Foi-me dada uma oportunidade de o substituir por outro texto... é verdade! Mas não respondi. Se o tema ou o teor não era seleccionável, não fosse seleccionado na selecção inicial. Não é agora, aos 42 anos de idade e depois de dedicar 18 anos da minha vida a defender a causa gay, que vou tolerar qualquer tipo de tabu ou preconceito.

Participarei também, brevemente, se o meu texto for seleccionado, num projecto da Edições Vieira da Silva, uma editora de que gosto e recomendo, coordenado pela minha amiga (e colaboradora) Marcella Reis. O texto, à laia de carta, está escrito... narra a história de um poema, ou seja, descreve como consegui escrever o meu primeiro poema, que me fora solicitado, naquela época, por uma pessoa muito amada. E acreditem que é uma longa história! Escrever poesia ou textos poéticos, para mim, não é fácil; prefiro prosa...

Além disso, acompanhei sempre o arranque e percurso do António Alcoforado enquanto antologista. O tema da primeira antologia que ele organizou (sobre a corrupção) não me motivou à escrita; a disponibilidade também era pouca, ou quase nenhuma. Mas agora... sim! O texto (poético) que enviei para «Pets Companhia» não é inédito, em Portugal, e dei conhecimento disso ao António Alcoforado. No entanto, é considerado inédito no Brasil, porque nunca foi publicado nesse país. Ainda bem! A participação é pequena – somente um poema dedicado ao Juno – mas faço questão de a manter. Por um lado, pelo prazer de participar novamente num projecto da Illuminare. Por outro lado, torna-se público, desse modo, o apoio que sempre procurei dar a este meu amigo de Além-Mar, no que toca à organização de obras colectivas.

E não tenciono ficar por aqui. Se o tempo me permitir, enviarei outro texto (prosa) para a nova antologia que ele está, presentemente, a organizar: «Memórias de Um Bar». O tema agrada-me imenso... e tenho mil e uma estórias, ocorridas em bares, para narrar, ou não fosse eu um noctívago incorrigível. Só não submeterei a minha participação se não conseguir concluir esse texto atempadamente. Mas vou fazer todos os possíveis. Se Deus quiser! ;)
  

1 comentário:

  1. Parabéns Isidro por essa nova conquista. Também fiquei muito feliz por ter sido selecionada para participar do livro. Está sendo uma ótima experiência participar das Antologias organizadas pela Editora Illuminare. Muito sucesso !!!

    http://lorenacaribe.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar