24 maio, 2016

COMUNICADO DO AUTOR SÉRGIO SOLA

Comunicação que Sérgio Sola, vencedor do 5º Concurso Literário da Papel D'Arroz Editora e um autor sempre presente nos projectos Sui Generis, acaba de divulgar nas redes sociais:

PONTOS NOS IIS
(PRÉMIO REJEITADO E OUTROS ITENS – GMH)


Com a entrega hoje dos exemplares a que tinha direito («Um Dia de Loucos» e «Labirintos da Mente»), por os ter pago, termina aqui a minha ligação ao Grupo Editorial Múltiplas Histórias.
Queria, em primeiro lugar, chamar a atenção para alguns pontos que julgo conveniente saber-se. Não fiz parte do júri do concurso «O Oportunista» da editora Papel D’Arroz. Digo isto porque o meu nome estava no regulamento como integrando o júri. É falso! Não participei. Também tinha o meu nome associado à colectânea «Jardim de Palavras» – Orquídea Edições – de poesia, enquanto júri! Nada mais falso, não participei! Julgo de todo inconveniente esta associação... nomes de autores que nada têm a ver com os projectos.
Posto isto, julgo também ser, de alguma forma útil, divulgar o seguinte: No dia 29 Abril recebi um email, completamente despersonalizado, a exigir a entrega do manuscrito para edição, da minha obra resultante do prémio que ganhei, até dia 15 de Maio passado. Rejeitei, pois duas semanas não me permitiam terminar o que quer que tivesse para terminar. Afirmo e reafirmo que ultrapassei qualquer prazo imaginável... mas o que é facto é que nunca tal me foi exigido e mesmo que tivesse tudo pronto, rejeitaria na mesma... duas semanas não é um prazo para entregar um manuscrito de primeira obra, estivesse ele acabado ou não!! Por outro lado, não aceitei que, depois de ter colaborado, gratuitamente, como júri de dois concursos e de um campeonato de escrita criativa (apenas e só estes!!), não tivesse direito a uma palavra antes deste ultimato! Sim, porque considerei um ultimato. Sei que o Fernando Morgado e a Suzete Fraga, dois outros premiados, rejeitaram também os seus prémios. Isto depois de ter havido controvérsias com outros autores... estranho! Ou talvez não! Eu, enquanto autor e não tendo qualquer tipo de contrato de exclusividade com alguma editora, reservo-me o direito de escrever para quem eu queira e para que editora eu queira!
Quando as pessoas se valem do sonho dos outros para ganhar a vida, está tudo explicado...
Posto isto, pensem o que quiserem... queria apenas deixar estas palavras... para quem as quiser ler.

O meu muito obrigado!
Sérgio Sola


Sem comentários:

Enviar um comentário