28 março, 2016

FONTE SANTA NAS TERRAS DO DEMO




Não resisto a publicar estas belíssimas fotos da Fonte Santa, que a Ana Maria Fonseca, minha conterrânea, teve a amabilidade de partilhar numa das minhas páginas do Facebook. Esta Fonte Santa situa-se na minha terra, mais concretamente junto à aldeia de Peravelha, a freguesia que me viu nascer e crescer. Passei a infância e adolescência rodeado por estes «calhaus» (nos tempos em que ainda guardava cabras e ovelhas quando não ia para a escola) e reza a lenda que este penedo, posicionado lá no topo da escadaria, do lado esquerdo (como se vê numa imagem), brota água santa. Se a água é milagrosa ou não é... não me atrevo a elucidar. Mas que o penedo liberta água das suas entranhas durante os meses mais quentes do ano, em pleno Verão, lá isso liberta. Creio que, justamente por esse facto inusitado, chamam-lhe Fonte Santa e foi construída, entretanto, a capelinha ao lado. Um lugar magnífico para visitar!

Devo referir que a mítica Fonte Santa da minha terra já inspirou um capítulo inteiro de um romance que escrevi há anos, que permanece ainda inédito. E a serra agreste que a rodeia serviu de cenário para outras estórias e paisagens que criei noutra obra. Não... não me refiro à Serra Mourisca, popularizada em alguns dos meus contos («O Dilema de Beatriz», «Os Olhos de Helena», «O Susto de Matilde») que apresentam ambientes rurais. Refiro-me à Serra dos Calhaus e ao Monte da Raposa que descrevo num outro romance, obra essa que anseia pela conclusão. Qualquer dia, devo publicar algum excerto desses capítulos. Quiçá, na antologia «Saloios & Caipiras», uma obra literária colectiva luso-brasileira que estou a organizar para a Sui Generis com a colaboração de Marcella Reis, uma autora brasileira radicada em Portugal, na coordenação do projecto, já que o tema é bem apropriado e bastante oportuno...

Se alguém de vós estiver de passagem pelas Terras do Demo, não perca esta maravilha no seio da Natureza! É fácil chegar lá... Quem seguir pela estrada que vai de Moimenta da Beira em direcção a Peravelha, logo após atravessar a pequena ponte do Rio Paiva (que nasce na minha aldeia, em Carapito, nos verdejantes lameiros situados mesmo em frente à casa da minha mãe) e subir aquele pedaço de estrada deveras inclinado, assemelhando-se a uma ladeira, corta logo à direita, antes de entrar na povoação de Peravelha, embrenhando-se pela estrada de terra batida que prossegue entre mato, calhaus e pinhais. E se dúvidas houver, perguntem... porque todas as pessoas lá da terra conhecem a Fonte Santa.

Um verdadeiro ex-libris da (nossa) freguesia e de todo o concelho de Moimenta da Beira, de onde este humilde «pecador» é natural.












© Fotos de Ana Maria Fonseca, Moimenta da Beira.


1 comentário:

  1. Estive la fantastico ,do outro mundo passado longiquo, acredito inclusive pela arquitectura e engenharia da pedra, que a mesma foi colocada no local...............incrivel.

    ResponderEliminar