27 outubro, 2015

A BÍBLIA DOS PECADORES - JÓNATAS E DAVID


«Angustiado estou por ti, ó Jónatas, meu irmão. Eras-me caríssimo.
E o teu amor era para mim dulcíssimo, mais do que o amor das mulheres.»
Elegia do Rei David para Jónatas


Participo (também) como Autor em «A Bíblia dos Pecadores», a segunda Antologia que organizo e coordeno cuja publicação, prevista para o mês de Dezembro, contará com a chancela da Pastelaria Studios Editora. Inspirei-me nesta passagem da Bíblia (a angústia que a morte de Jónatas provocou a David) para criar a minha própria narrativa. Uma história de vida actual ambientada no final do século XX que fala de amor e morte... «A Morte de Reinaldo». A dor da perda. A saudade. A angústia. O desespero. A nostalgia. O sofrimento. Porque nem tudo na vida são rosas. Os espinhos também existem...

8 comentários:

  1. olá Isidro Sousa, um prazer tê-lo como amigo aqui em meu face, parece-me bem interessante A Bíblia dos Pecadores, espero ter o prazer em participar da seleção no volume 2 desta obra, rs. Quando será publicado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Marta Hiratsuka. Sim, «A Bíblia dos Pecadores» terá continuidade, mas só para o próximo ano, lá para Janeiro ou Fevereiro. Primeiro, há que concluir todas as tarefas respeitantes ao volume inaugural desta Grande Bíblia, que culminarão com o seu lançamento, previsto para Dezembro. Além disso, tenho outros projectos a desenvolver - presentemente, está em curso a antologia «Boas Festas», dedicada à quadra natalícia, e brevemente organizarei um Concurso Literário, subordinado a outro tema. Quando se aproximar a hora de avançar com a «Bíblia II», darei notícias através das redes sociais, do meu blogue e da newsletter Sui Generis. Mantenha-se atenta!

      Eliminar
    2. Se ainda não subscreveu a Sui Generis, saiba que é gratuita e enviada mensalmente a quem a solicitar. Se desejar recebê-la, envie um email para letras.suigeneris@gmail.com, para que a possa enviar. Esta informação é extensível a todos os Autores e Leitores que ainda não recebem a newsletter Sui Generis.

      Eliminar
  2. Participo como Autor na Antologia «A Bíblia dos Pecadores», honrado por estar ao lado de autores de primeira grandeza como Isidro Sousa (organizador e coordenador da antologia), Tânia Tonelli, Maria Helena Guedes, etc. Inspirei-me na passagem da Bíblia (Jesus adolescente a debater como os doutores da lei no Templo, enquanto seus pais o procuravam, por três dias e noites) para criar a minha própria narrativa. Uma história de vida actual, ambientada no século XXI, que fala de adolescência. "Dezessete": travessuras de adolescentes. Amizades. Sustos. Nem tudo na vida são rosas, há espinhos.
    "Ao vê-lo, ficaram surpresos, e sua mãe lhe disse: 'Meu filho, por que agiste assim para conosco? Olha que teu pai e eu, aflitos, te procurávamos'. Ele respondeu: 'Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai?"— Evangelho segundo Lucas, II, 48-49.
    É claro que neste momento Maria estava olhando para Ele com olhos apenas naturais, porque ela continuou chamando o Seu padrasto José de "Teu Pai". E Jesus adolescente responde em público ter outro pai, o nosso Deus.

    ResponderEliminar
  3. A XV GERAÇÃO é o texto com que marco a minha participação nesta antologia de textos literários inspirados na Bíblia e é a minha estreia absoluta a editar textos em prosa.
    Parabéns aos 46 Autores envolvidos, a Isidro Sousa, coordenador do projeto, e ao grupo Múltiplas Histórias...
    A minha história anda em torno de Emanuele, um menino endiabrado que fugiu à sua mãe e que mais tarde descobre que assistiu ao que nunca deveria ter visto.
    ..."Finalmente o cordeiro é imolado com um cruzamento de pés, depois é cravado para depois ser içado. A cada golpe do pregar dos três cravos os pecados da humanidade cravam-se-lhe no corpo e na alma, os dele os dos outros, os que cometeu os que não cometeu, os que hão-de vir e os que já esqueceu..."
    “Mulheres de Jerusalém, não choreis por mim
    Chorai antes por vós mesmas
    e por vossos filhos”

    Jorge Manuel Ramos
    In - A XV GERAÇÃO

    ResponderEliminar
  4. Este texto foi substituído por outro, inspirado numa passagem do Deuteronómio. Que fala também de dor e sofrimento, principalmente das angústias após uma dolorosa traição e as consequências dessa traição que podem chegar ao crime e à loucura. Chama-se «A Angústia de Manuela».

    ResponderEliminar